A Tribo do Ciclista Internauta

 

Na pesquisa realizada via Internet para conhecer a Maior Tribo de Ciclista Internauta utilizamos especialmente o Mailing da Equipe Sócopé e o Twitter como meio de comunicação para convidar os participantes. Descobrimos que os homens ainda são a maioria, representa 70% do público.


 

A idade surpreendeu, a molecada deixou a desejar – apenas 3% dos participantes possuem idade até 17 anos. É possível que os meios utilizados para convidar o ciclista a participar do pidaestudo tenha foco em pessoas de maior idade, esperamos que seja isso. O grande público, 48%, está concentrado entre 18 e 39 anos. E a melhor notícia é quem passa dos 39 anos pedalando provavelmente passará dos cinqüenta, afinal temos praticamente o mesmo percentual de participantes nos 2 grupos. Porém precisamos melhorar esta evolução, o número de ciclistas cai quase pela metade a partir dos 29 anos e, depois dos 39, apenas 44% destes continuam pedalando.

 

 


Quando falamos de uso, a grande maioria dos ciclistas quer mesmo é passear, de preferência nos finais de semana e durante o dia. Mas a diferença para a noite e para os dias de semana é muito pequena, como mostra o gráfico ao lado. Mais de 64% dos adeptos aos passeios estão prontos para pedalar sempre, não existe dia nem horário que desanime este pessoal.

 


O grande número de ciclistas que usam a bicicleta para passeio mostra a importância do seu fator social, o quanto ela contribui no relacionamento entre as pessoas. Isto é muito bom, pois muitos são os fatos da atualidade que nos levam para o lado contrário, ao isolamento.

 

 

Quando o assunto é mobilidade mais uma vez destacam-se aqueles que usam a bicicleta para ir ao parque, encontrar com amigos, algo que tem grande sinergia com o passeio que acabamos de falar - 82% dos ciclistas.

 

 


Porém também é muito expressiva a quantidade de pessoas que usam a bicicleta nas atividades diárias, para ir ao trabalho ou faculdade – isto ganha ainda mais relevância quando consideramos as péssimas condições que as cidades apresentam para o transporte com bicicletas, com poucas e precárias ciclovias, trânsito violento, insegurança geral. pmeio

 



Apesar da pequena diferença, o número de pessoas que utilizam a bicicleta como transporte integrado com outros meios (trem / ônibus / metrô) é maior do que aquelas fazem dela seu único meio de transporte. Que venham os bicicletários de alto nível e as bicicletas dobráveis para termos cada vez mais condições de evoluir nesta mobilidade integrada.

 





Por último ficaram os ciclistas adeptos ao Esporte, mas não que estes sejam números pequenos. Praticantes de Treinos de MTB representaram 51% dos participantes da pesquisa, sendo que 18% encaram as competições amadoras, ou seja, 35% de quem treina participa de competições.

 

 





Os “Speedeiros” foram representados por 32% dos que responderam a pesquisa, porém a quantidade de participantes de provas amadoras, referente a 13% do total, é relativamente grande - representa 41% dos adeptos ao esporte.

 







Agora algo surpreendente, a palavra que define a bicicleta para 41% das pessoas é LIBERDADE! Isto é muito relevante por se tratar de uma pergunta aberta, ou seja, não existiam opções para serem escolhidas, cada um disse realmente aquilo que veio à sua mente, sem restrições. Todas as outras palavras não se repetiram por mais de 3 vezes. Veja a seguir a lista completa do que foi dito, muito interessante:

 

Agilidade, Alegria, Atitude, Autonomia, Bike, Caloi, Conciência, Condução, Equilíbrio, Esporte, Estilo, Exoesqueleto, Felicidade, Fiel Companheira, Freedom, Humana, Humanização, Indispensável, Liberdade, Magrela, Máquina Perfeita, Mobilidade, Modal, Paixão, Parceria, Pictograma, Plenitude, Praticidade, Prazer, Relax, Revolução, Rodafixa, Saúde, Solução, Superação, Sustentabilidade, Transportadora, Transporte, Vanguarda, Veículo, Vida e \o/ (leia ehehe!)

 

Muito obrigado à todos que participaram. 


Veja a matéria especial sobre a “Tribo Vencedora”, o ciclista que usa a Bicicleta para Passeio. É só clicar aqui
 

Nos vemos por aí nos parques, ciclovias, trilhas, ruas ou mesmo na Internet!

 
 

 INICIATIVA 

banner

SOCO



 


 PARCEIROS

 RVS

impyna


    
          
              

btech



image001
 
  


logobikeco
     
    







  Site Map