Perfil do Ciclista Internauta 2010

Na pesquisa realizada via Internet para conhecer o Perfil do Ciclista Internauta utilizamos mais uma vez especialmente o Mailing da Equipe Sócopé / BIKE JAM e o Twitter como meio de comunicação para convidar os participantes.


Neste ano os homens mais uma vez se destacam e ganham ainda mais espaço, representando 81% dos que responderam a pesquisa.
1002

O ciclista de 30 a 39 anos se destaca e assume a liderança, antes pertencente ao público de 18 a 29 anos. As outras idades continuam nos mesmos patamares de participação e infelizmente os ciclistas de até 17 anos, que historicamente apresentam pequena participação, este ano simplesmente desapareceram.

Em relação ao uso, temos um grande equilíbrio entre Esporte, Passeio e Transporte. Aliás, mais de 75% dos que responderam utilizam a bicicleta para diferentes finalidades. E, pensando bem, esta divisão não existe – quem anda de bicicleta está se transportando, passeando e praticando esporte ao mesmo tempo.

Quando o assunto é transporte, os objetivos também se dividem entre ir ao trabalho, executar tarefas do dia a dia ou passear no parque. A escola, que deveria liderar isoladamente também deixou a desejar – isso está em linha com a baixa representatividade que tivemos com o público jovem, uma pena.

E o transporte integrado está em evidência. Mais de 70% dos que participaram de nossa pesquisa utilizam a bicicleta integrada com outros meios. Apesar da evolução recente que temos neste sentido ainda falta muito para chegarmos a um patamar de qualidade e solução mínimo aceitável.



E não existe dia ou horário específico para colocar a magrela na rua. Todos os dias, de dia ou de noite, mais de 80% dos ciclistas estão dispostos e rodar pela cidade.


Falando de esporte, o MTB lidera com mais da metade das respostas. E a grande maioria dos esportistas está preocupada em melhorar a forma física e manter a saúde em dia – é isso aí, quem tem esses objetivos no esporte tem vitória garantida participando ou não de competições.

Mais uma tradição das nossas pesquisas é a brincadeira de definir a bicicleta em uma só palavra. Liberdade liderou o número de citações mais uma vez, vida e saúde também se destacaram. Outras definições vieram com equilíbrio, escolha, viciante, diversão, gentileza, prazer, felicidade, autonomia, viável, única, companheira, indispensável,”um ciclo, de vida”, tudo, satisfação e integração.

A grande novidade este ano, porém, foi o canal aberto que deixamos para os ciclistas soltarem o verbo. Seguem seus textos na íntegra:

- Uso para prática esportiva porque sinto prazer, simplesmente.

Clément

- Quero infraestrutura para bicicleta e trânsito calmo para pedalar em paz.

Rosa Maria de Siqueira Leiro

- A falta de consciência do motorista em relação a rua ser de todos é um dos piores aspectos do trânsito de SP.

Gabriela

- Devemos amar as bicicletas como se não houvesse amanhã! Educação e esporte são o futuro, nada mais, e a bike junta os dois perfeitamente!

André Viana

- Precisamos de mais apoio das federações de ciclismo, confederações, enfim, dos líderes para melhorar a visão do Brasil em relação a bicicleta.

Jesus Brenno Batista

- Falta uma vontade politica para executar o plano de mobilidade urbana em Santa Catarina, o que fazer para concretizar isso?

Ary Magalhães

- É uma das melhores saídas para promoção das cidades e minimizar o uso do transporte individual.

Flávio

- As cidades com maior número de bicicletas nas ruas, apresentam uma melhor Qualidade de Vida. (fato)

Daniel Biólogo

- É triste ver que entra ano e sai ano, reformam marginais etc e nada de levar a sério a necessidade premente de ciclofaixas e ciclovias em São Paulo. Quando aparecem é sempre voltada ao lazer e nunca olhando a bike como um meio de transporte.

Altair Alcatrão

- De bicicleta é rápido, econômico, ecologicamente correto e muito perigoso em Sampa!!!

José Guerrero

- Mais ciclovias e segurança em nossas cidades!!!!

Ricardo Leite


Agradecemos imensamente à todos que participaram da pesquisa em 2010. Nos encontramos pedalando por aí.

BIKE JAM / Equipe Sócopé


* Veja também a versão da pesquisa realizada em 2009 clicando AQUI .
 

 INICIATIVA 

banner

SOCO



 


 PARCEIROS

 RVS

impyna


    
          
              

btech



image001
 
  


logobikeco
     
    







  Site Map