PESQUISA SÓCOPÉ 2011
- VEJA OS RESULTADOS!


Em 2011, considerando o expressivo crescimento na visibilidade das bicicletas em todas as mídias, resolvemos convidar os Ciclistas Internautas para trocarmos algumas percepções e assim entender um pouco mais se temos apenas “mais barulho” com o tema ou se as mudanças realmente estão acontecendo.

Antes de falar de resultados, apresentamos um breve perfil dos que participaram da pesquisa.




A maior parte dos que responderam foram jovens adultos e adultos, ciclistas experientes com mais de 5 anos de pedal! Utilizam a bicicleta principalmente para transporte e passeio, porém também foi grande a presença dos esportistas.


Quanto ao modelo ideal, as híbridas se isolaram na liderança, seguidas pelas Mountain Bikes. Os modelos dobráveis ainda não conquistaram um grande espaço entre os participantes.




idealmodalid















Falando de equipamentos, uma surpresa – o capacete ainda não é considerado um item fundamental para mais de 30% dos ciclistas. Preocupante...



Quando o tema foi “a bicicleta pode ser solução para:”, tivemos quase que unanimidade na escolha de todas as alternativas, que eram Mobilidade Urbana, Poluição, Sedentarismo e Socialização.


Um dado positivo (ao menos um grande início) foi que quase 20% dos entrevistados consideram que sua cidade tem estrutura para receber as bicicletas – e isto inclui São Paulo! E 25% consideram que as pessoas de suas cidades respeitam os ciclistas. Estamos longe de alcançar uma situação aceitável, mas somos otimistas e vamos entender estas citações como o início das reais mudanças.

Entre as palavras que representam as bicicletas, “Liberdade” mais uma vez teve grande destaque. Outras como Humanidade, Fascinante, Sensações, Agilidade, Praticidade, Facilidade, Diversão e Sensacional também tiveram seu espaço.

Lembramos que a pesquisa realizada é totalmente amadora e sem base científica. A proposta é apenas trocar informações entre os internautas que “pedalam” pela WEB. Na sequência estão as frases deixadas no “espaço aberto” por alguns Ciclistas Internautas.



"A bicicleta é um grande barato para curtir a cidade de uma maneira diferente!"

Jorge - São Paulo / SP

"Gostaria de ter proporcionalmente à minha vontade de pedalar, o tempo, as oportunidades de passeios e viagens e o preparo físico, mas aos poucos, com o aumento de uns vou conquistando os outros."

Altair - São Paulo / SP

"Viver sobre duas rodas é rotina na minha vida. Uso-a para tudo quando tenho que me locomover. Apaixonada por bike..."

Melissa - Alfenas / MG

"A bicicleta não é solução para nada,o seu uso pode colaborar para melhoria das cidades especialmente as grandes"

Luiz - São Paulo / SP

"A união faz a força, acredito nisso e penso que a ciclocidade é um passo fundamental nisso, associem-se!"

Matias - São Paulo / SP

"Esta muito perigoso pedalar em trilhas fora região metropolitana de Sampa."

Massimo - São Paulo / SP

"Liberdade, contato humano, aproximação, socialização."

Pablo - Salvador / BA

Agradecemos a todos que participaram.

Boas pedaladas!

Veja também
Resultados Pesquisa 2010
Resultados Pesquisa 2009
 

 

 INICIATIVA 

banner

SOCO



 


 PARCEIROS

 RVS

impyna


    
          
              

btech



image001
 
  


logobikeco
     
    







  Site Map